segunda-feira, novembro 27, 2006

“Metacomunicação I” (excerto)

Um certo tema… uma certa conversa… duas certas pessoas…

"(…)
- Ela es
teve fora em trabalho este fim-de-semana, não deu para falar.
- Ok.
- Falei com outra rapariga, que disse que gostaria muito, mas também não tem tempo.
- Eheheh… ai... o tempo... o tempo...
- Pois... é sempre um bem escasso… ou mal utilizado… Eu não me candidato porque, como disse, não tenho capacidade para isso. Festas e essas coisas, não me correm lá muito bem.
- Mas o que é há para correr?
- Tudo… as marcações, as pessoas, o sítio, se é boa ou não, se é uma grande treta… sofro muito por antecipação eu… e preocupo-me com demasiadas coisas insignificantes.
- Mas neste caso o sítio já está pensado. Só precisamos mesmo da presença das pessoas e da logística para contactá-las.
- Já está escolhido? Onde é que é?
- No mesmo sítio do ano passado.
- Ah, pensava que não. Não sei… não tinha ficado com essa ideia… de que iria ser no mesmo sítio. Depreendi isso da nossa conversa, pensava que isso também teria de ser encontrado.
- Ok... terei induzido em erro…
- Não! Nada disso… nós é que por vezes interpretamos mal as coisas, ou lemos mal nas entrelinhas…
- Hmmm… deves ser de comunicação!!!
- … o que significa q as vezes só complicamos…
- Olha que não me parece… não acho que compliquemos pelo facto de sermos de comunicação… até acho que, por sermos de comunicação, descomplexificamos o processo e analisamos o problema em questões mais simples. Imagina uma molécula toda interligada..... grande confusão..... o “leigo" não saberá como, nem por onde pegar. Nós, os “cromos da química”, por outro lado, temos uma maior capacidade de colocar tudo explanado em cima da mesa… como um mapa-mundo. O grande problema é se depois não soubermos montar tudo outra vez.... aí sim.... mais valia estarmos quietos!!!
- Pois…
- … quando não sabemos montar como estava, antes de o ter desmontado, ficamos com a sensação de que complicamos.
- Por isso é que digo que às vezes, e por vermos essas coisas todas (ou não) também se nos abrem mais caminhos, hipóteses ou significados… e é um caminho sem fim…
- Pois… concordo…
- Por isso é q por vezes o silêncio é a única resposta certa… ou a única resposta a dar…
- Não será a única.... mas talvez a mais adequada… nem a mais certa... mas talvez a menos destabilizadora…
- Sim, isso mesmo…
(…)"

E assim continuou…

Sem comentários: