domingo, janeiro 06, 2008

Regressar a casa é bom

Finalmente, acho que sinto verdadeiramente a palavra REGRESSO com o seu significado.

Talvez porque até agora não estivesse equilibrado e não me sentisse ainda à vontade. Algo consciente? Não propriamente. Faz agora mais de um ano de muitas mudanças… pequenas grandes mudanças. Considero agora que entrei noutra fase da minha vida.

Terei eventualmente amadurecido mais um pouco.
Terei certamente envelhecido outro tanto.

E o que me leva a pensar assim? O simples facto de poder parar, abstrair-me do meu lugar, olhar para a minha situação e analisá-la. Ver o que de positivo tenho na minha vida. E ver o que de neg… ver o que pretendo mudar na minha vida.

Dificuldades, todos temos. Chatices também. Na maior parte do sucesso e bons resultados da nossa vida, somos nós que o procuramos. Focarmo-nos nos objectivos que traçamos e possibilitar, inventar e recriar formas de os atingir. É este o melhor recurso do ser humano… quando o utiliza… e especialmente quando o utiliza sem ser em proveito egoísta.

Haja boa disposição. Haja alegria. Haja sorrisos.

Não é novidade, muita gente o diz e todos sabemos que assim é. Uma mente positiva e receptiva atrai comportamentos semelhantes. Os sorrisos passam a rodear-nos em resposta ao nosso e contagiam-nos numa boa disposição inebriante. Se assim é… e se todos o sabemos… então porque será tão difícil para alguns essa atitude?

Enfim… é algo que não me compete a mim saber… e que só cabe aos próprios concluir. Isto, se quiserem e/ou tiverem capacidade para o fazer.

“Bruto!”?... prefiro que me chamem directo… “Frio!”?... prefiro que me chamem pragmático.

Sendo eu agora egoísta… sinto e pressinto que 2008 será, para mim, um ano de boas mudanças. Tive a mesma sensação para 2006… de que algo diferente e positivo aconteceria. Aconteceu de facto muita coisa, entre as quais, a minha mudança de país. Para 2007, senti menos mudança e basicamente o que aconteceu foi simplesmente o reflexo da minha decisão, nos diversos aspectos da minha vida… e demorou um ano a manifestar-se por completo. Ainda não terá terminado, mas essas mudanças de knock down effect, tipo peças de dominó, estão já quase todas em campo… das que faltam, algumas ocorrerão no primeiro semestre de 2008. E aí, dar-se-á uma outra transição. Atenção ao segundo e terceiro trimestre… algo requererá uma outra grande decisão na minha vida… Porque digo isto? Apenas porque sim… apenas porque parece fazer sentido… e porque o pressinto.

Digam lá hein?!... para um tipo racional, estou a surpreender-vos com os meus “pressentimentos”, não?

O que será?! Mudança de emprego? Promoção? Mudança de país? Casamento? Novos projectos? Não faço ideia… mas sei que sim.

Claro que me posso enganar… mas é por isso que não aposto! :)

De qualquer forma acredito. E estarei com essa atitude positiva, alerta e absorvente a todas as manifestações positivas que me rodearem. É esta atitude que me tem dado provas e garantias da minha personalidade. Os reconhecimentos que tenho tido por parte dos meus amigos, da minha família e dos meus colegas ao longo da vida. É esta atitude que me faz olhar para frustrações, erros e infelicidades com o filtro chamado “ultrapassar obstáculos”, com uma vontade de pensar no que de errado aconteceu, mas não para me lamentar e penar… mas para processar, identificar, “matutar” e concluir. Tentando sempre encontrar soluções e alternativas, mesmo que diametralmente opostas.

A célebre frase “pensar fora do quadrado” tem tanto de simples, básico e vulgar… como de verdadeiro, eficaz e poético. A criatividade é própria do ser humano. E não é um fim ou um meio… é um processo natural. São as inibições, medos, angústias que determinam a “rigidez criativa”.

O que desejo para 2008…

Desejo que todos se desinibam. “Pensem fora do quadrado”. Assumem essa atitude positiva. Tracem objectivos e trabalhem livremente para os atingir. Nem sempre é fácil, mas começa com a “formatação flexível” da nossa mentalidade. Deixem o ar livre circular. Libertem-se de preconceitos e receios. Sejam aquilo para o qual a vossa existência vos dita… vivam! :)

Eu tudo farei para viver a minha… e ser feliz!

Sem comentários: